sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Colheita

Passamos a vida a colher. Cada dia, cada hora. Como já chegamos a este mundo com muita coisa plantada, o Criador nos permite a opção de passarmos a vida inteira colhendo. Entretanto, novas necessidades se abrem e alguns se colocam a plantar. Entretanto, até estes parecem ser escolhidos a dedo, pois conseguem semear aquilo que será necessário ao outro.
Falando assim, alguém pode pensar que estou falando de comida, alimento que sustenta o corpo e a vida animal. Não! Falo da leitura, o alimento da vida racional, da vida emocional, da vida, enfim, além da vida animal. Este alimento pode ser o obrigatório, a leitura escolar, pedagógica. Pode ser a leitura de lazer, o prazer puro de se envolver numa história. De uma forma ou outra, cada leitura nos fornece partes de nos mesmos. Em cada leitura vamos colhendo nas searas de outros. Alguns autores parecem possuir o dom de plantar em abundância. Outros, apenas repetem velhas culturas, e fica difícil achar algo de bom. Existem os que plantam apenas ervas daninhas, e quem poderá acusá-los?
Quanto a mim, pretendo colocar aqui partes do que colhi, trechos que me emocionaram ou me disseram alguma coisa. Sei, e como sei, que a psicologia ensina que se tende a selecionar o texto pelo aquilo que ele se enquadra com as próprias idéias. entretanto, qual o meu primeiro livro ? Talvez o Caminho Suave, que me ensinou o bê-a-bá, talvez alguma história lida ou contada para mim, aquela televisão que ia assistir na casa de vizinhos. Não importa.
Depois do que foi colhido, sempre um comentario meu, por exemplo
Ninguém pode obrigar-me a ser feliz à maneira dos outros - Kant  -  Isto deveria ser dito aos pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário